Dia 23 – Um breve papo com o Dr. Miguel

Muita gente me pergunta como consigo me mexer se sou tetraplégica. Cá entre nós, eu gostaria de me mexer muito mais… Mas o fato é que as pessoas têm uma imagem estereotipada da tetraplegia. Todo mundo acha que tetraplégico é aquele que não vai mexer nunca mais do pescoço para baixo. Mas não é isso. Existem diferentes níveis de tetraplégicos. O Miguel explicou isso outro dia para o povo aqui de casa. Pedi para ele falar novamente sobre o tema. Vejam aí o que meu querido Dr. Miguel explica:
Todo mundo estranha o fato de eu ser tetraplégica e conseguir me mexer. Você pode nos dar uma breve aulinha sobre tetraplegia?
Toda pessoa que sofre uma lesão medular entre as vértebras C1 e C7 fica tetraplégica. Esse “C” é de cervical. A sua lesão, Lu, foi entre as vértebras C6 e C7. Quando você lesiona a cervical, é no alto do corpo, certo? Então, movimentos de braços e pernas ficam comprometidos.
Muita cita sobre o caso do Christopher Reeve, o ator que interpretava o Super-Homem. Ele era tetraplégico e não mexia nada do pescoço pra baixo, é isso?
Ele não mexia nada porque a lesão dele foi bem alta, entre as vértebras C1 e C2. Por isso, ficou muito comprometido. Todos os grupos de músculos do corpo foram atingidos, até a respiração. É o que chamamos de tetraplegia alta. O Christopher Reeve é o máximo de uma pessoa tetraplégica. A sua lesão, Lu, foi bem abaixo. Por isso, você consegue ter alguns movimentos, nem tudo foi interrompido. É o que chamamos de tetraplegia baixa.
Então existem pessoas mais tetraplégicas e menos tetraplégicas, com mais e menos movimentos?
Sim. Além da altura da lesão, também conta a extensão da lesão. E, com isso, se tem mais ou menos chances de recuperar os movimentos. Quanto mais alta e mais extensa for a lesão, mais tetraplégica é a pessoa. Quanto mais baixa e menos extensa for a lesão, menos tetraplégica é a pessoa. Você teve uma lesão baixa e não tão extensa. Por isso, consegue ter alguns movimentos.
Como muitos de vocês me pediram, aproveito para publicar uma fotinha nossa. Ele não é o médico mais charmoso do mundo?
Miguel e eu... Ele não é lindo?
Bookmark e Compartilhe
Share |

2 comentários |deixe um comentario:

Unknown disse...

amei suas fotos lu queria que voce e migelito forci feliz para sempre quero ver seus filhotes cer modelo equal a vocer e medico e qual amigelito. beijo da talita

Mariana mendes disse...

nossa,luciana me sinto na vida real assistindo a nossa novela. tudo que acontece na novela é mais pura realidade da vida, só assim para os governamentaes ve, como é crítica a nossa situação em geral no brasil, belo exemplo de vida e lição... parabens o altor da novela e os atores e atrízes que fazem papel maravilhosos como o seu....muinto obrigado por nos representar tão bem ,beijos!!!