Dia 2 – Coragem, Luciana!

Tive uma infecção urinária séria, que me deixou internada novamente no hospital. Achei que nunca mais voltaria àquele lugar e estou um pouco abatida com tudo isso. Estava indo tão bem até agora… Todos os médicos afirmaram que infecção urinária é muito comum em pacientes como eu, tetraplégicos. Disseram ainda que eu tive sorte de nunca ter tido nenhuma desde o acidente! Acreditam nisso?! Eu não fazia idéia de que era um problema recorrente.
Dr. Alexandre, meu fisiatra, me explicou que a infecção é um problema comum devido às nossas bexigas neurogênicas. Nas palavras dele: “Bexiga neurogênica é uma bexiga com descontrole da retenção e esvaziamento por origem neurológica”. Mas, atenção: se o problema for frequente, é preciso verificar a rotina de esvaziamento da bexiga, pode ser cateterismo mal feito. “Quem não cuida direito de sua bexiga neurogênica corre o risco de, ao longo dos anos, desenvolver problemas renais”, ele alerta. Para quem não sabe, cateterismo é o esvaziamento da bexiga através de um cateter (canudinho flexível de silicone).
Às vezes, ainda é difícil aceitar que minha vida mudou e que preciso mesmo me cuidar… É o que vivo repetindo para mim diariamente: “Coragem, Luciana!”.
Bookmark e Compartilhe
Share |

0 comentários |deixe um comentario: